top of page

Baixada Verde

O Brasil é dividido em regiões turísticas, conforme o Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), criado em 2003. A regionalização é uma estratégia de gestão do turismo no Brasil, de forma descentralizada, que dá mais autonomia às regiões para pensar suas especificidades e definir os melhores rumos para o planejamento e gestão do turismo.

O estado do Rio de Janeiro é dividido em 12 regiões turísticas, que, até 2017, organizavam-se com as seguintes denominações: Metropolitana, Águas do Noroeste, Agulhas Negras, Caminhos da Mata, Caminhos Coloniais, Caminhos da Serra, Costa Doce, Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial, Vale do Café e a Região Turística da Baixada Fluminense.

A região turística Baixada Fluminense, em virtude de uma invisibilidade política-territorial historicamente construída, até 2017, não teve o incentivo necessário para sua efetiva implementação. A partir da articulação política dos órgãos de turismo de alguns dos municípios da Baixada Fluminense e tendo como base pesquisas que constataram que a região metropolitana mantém 36,27% de seu território verde conservado, sendo, um terço - 10,96% - localizados nos 13 municípios que integram a Baixada Fluminense (SETUR, 2017), o nome da região turística Baixada Fluminense foi repensado e alterado para região turística Baixada Verde.

 

A partir de então, novos olhares surgem sobre a região, e a Baixada Fluminense é inserida oficialmente em estratégicas política-organizacionais no que tange ao planejamento do turismo no estado do Rio de Janeiro. Portanto, o turismo passa a ser mais uma alternativa para o desenvolvimento local e regional. 

 

Desta forma, o “Verde” torna-se o valor da sua nova imagem.

Assim, a região turística Baixada Verde concentra 10 dos 13 municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

LOGO NOVA (1).png

A exceção, em função da localização e características históricas, é Itaguaí, que faz parte da região turística denominada Costa Verde; Guapimirim, que faz parte da região Serra Verde Imperial; e Paracambi ,que faz parte da região Vale do Café.

bottom of page