De 27 a 30 de maio, aconteceu o 8° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (ERBOT). O evento foi realizado em Manaus, Amazonas, pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e teve como tema “Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”. O Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde esteve presente com a participação da Profa. Dra. Isabela Fogaça, coordenadora geral do Observatório e diretora de comunicação da Rede Brasileira de Observatório de Turismo (RBOT), e Gabriella Sena, coordenadora discente do Observatório e membro da RBOT.
No dia 27, o Salão Rio Solimões sediou a abertura oficial do 8º Encontro, que contou com a presença de autoridades no âmbito municipal, regional e federal. Ademais, durante a abertura ocorreu uma apresentação com elementos do Festival de Parintins, como os bois-bumbás Garantido e Caprichoso, a cunhã-poranga, muita música e dança. Na parte externa, durante todo o evento, havia uma feira com grande variedade de artesanato local.
Ainda neste dia, na parte da manhã, a diretoria de comunicação, composta pela Profa. Dra. Isabela Fogaça e por Sandro Belo, fizeram o lançamento oficial do site da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, elaborado por Gabriella Sena, membro da equipe de comunicação da RBOT, durante a Assembleia Geral da Rede. É possível acessar o site através do link: rbotbrasil.com
No turno vespertino, houve a 2º Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em que o Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde apresentou dois trabalhos: “Pesquisa de Demanda do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu”, com Profa. Dra. Isabela de Fátima Fogaça e Gabriella Sena de Lima como autoras, e “O Observatório Baixada Verde na Feira de Caxias: Mapeando Percepções e o Perfil dos Frequentadores”, com Ana Clara Nazário Pereira, Profa. Dra. Maria Angélica Maciel Costa e Profa. Dra. Isabela de Fátima Fogaça como autoras.
O segundo dia de evento ocorreu no Palacete Provincial e teve as seguintes palestras: Governança, Gestão Pública e Dados; Experiências nas práticas de pesquisas em turismo da Rede do Observatório de Turismo da UEA - Amazonas; Observatórios Temáticos; Apresentação da Pesquisa em Rede: Índice de Desempenho Turístico - IDTur. Além disso, também houve a exposição de banners da 2º Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT.
Pela manhã, no terceiro dia de evento, ocorreu a visita técnica à Zona Franca de Manaus, programação voltada para os observatórios membros da Rede. No turno da tarde, aconteceram mais palestras, sendo elas: Observatórios de Turismo - Casos de Sucesso e Conexão - A transformação do Turismo Brasileiro por meio da atuação em rede: RBOT, MTUR E EMBRATUR.
Em seguida, à noite, houve o encerramento do 8º Encontro, seguido da apresentação da próxima sede do 9° Encontro, que acontecerá em 2025, em Blumenau, Santa Catarina. O último dia de evento, dia 30, contou com uma programação voltada para membros da RBOT, que aconteceu no Amazon Fish Resort.
Veja abaixo mais fotos do evento:
Commentaires